quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Resenha: Biblioteca de Almas


Como foi o último livro que eu li e um dos motivos de eu ter criado esse blog vou falar um pouco sobre Biblioteca de Almas, da série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. É um romance cheio de fantasia, com partes cômicas e intensas de tirar o fôlego, mas, vamos primeiro à sinopse:

 A série gira em torno de Jacob Portman, um garoto razoavelmente rico da Flórida que vive com seus pais. A família de sua mãe é dona de uma rede de farmácias, e seu pai é um ornitólogo não muito motivado. Seu avô, Abraham Portman, velho e senil, tem um ataque de loucura e Jacob vai até sua casa para ajudá-lo, ao chegar se depara com Abe à beira da morte, ferido e delirando. Enquanto perde a vida, o avô de Jake dispara uma série de palavras que não fazem sentido, mas que atormentam a mente do garoto. Como forma de superar o trauma, Jacob acaba fazendo uma viagem até Cairnholm, uma pequena ilha no País de Gales, lugar onde seu avô passara a juventude em um misterioso orfanato. Explorando o lugar, Jake acaba por descobrir uma realidade da qual acreditava existir apenas nas histórias de seu avô: um mundo de monstros e crianças peculiares. 

 Assim como todos que já leram esses livros o que mais me chama a atenção são as imagens. O autor, mesmo tendo fotos para nos mostrar as paisagens e personagens, ainda assim os descreve detalhadamente, dando um tom muito mais “físico” para a coisa toda, como se você estivesse presente. E olhar para essas fotografias antigas e estranhas desperta a curiosidade e me faz imaginar a história real de cada uma delas, longe da história do livro. 
O próprio Ransom Riggs disse, em uma entrevista (encontrada no final do livro A Cidade dos Etéreos), que a personalidade de cada criança peculiar do grupo principal reflete um pouco de sua própria personalidade, e com isso ele consegue passar muito mais humanidade de cada uma delas. 
Durante a série também temos o notável amadurecimento de Jacob, sem que pareça que algo está faltando. Seus pensamentos e decisões, e até seus sentimentos, mudam do primeiro livro até o terceiro, mostrando que as experiências que ele teve não passaram em branco e ficaram com ele, e no final, ele não nos decepcionou. 
Se você está procurando um livro que mistura mistério com fantasia de uma forma harmoniosa e interessante, recomendo fortemente a série O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário